Páginas

domingo, 30 de agosto de 2009

Para ler e refletir...

  As lágrimas de Zola.

  Rafael da Silva Marques

  Juiz do Trabalho Substituto

O que este pequeno texto propõe é analisar a questão da greve e do  desconto dos salários pelos dias parados. Não há quem não opine a respeito. É  por isso que se expõe o que segue.

Inicialmente deve-se ter em mente o que é a greve. A greve, segundo o    o artigo 9 da CF/88, é um direito fundamental dos trabalhadores, alçado a esta  condição pela Constituição federal de 1988 , a fim de permitir que os  trabalhadores, por si, tenham meios de buscar a melhoria de sua condição social o conforme, aliás, preceitua o artigo 7 , cabeça, do mesmo diploma.

  Daí, todo o trabalhador, onde se inclui, conforme artigo 37, VII, da CF/88  também o servidor público, tem direito ao movimento grevista.

  Mas o que garante, de fato, o gozo deste direito fundamental? O que o garante, além da legislação posta, lei 7.783/89, que se aplica aos empregados da  iniciativa privada e ao poder público , conforme decisão do Supremo Tribunal Federal, é a garantia de que os trabalhadores, durante o movimento, poderão reivindicar seus dirietos de forma a não se preocuparem com a questão da subsistência e do emprego.

Isso quer dizer que para o efetivo exercício do direito de greve, não há tolerar  o desconto dos dias parados, salvo quando a greve for declarada ilegal ou abusiva pelo poder judiciário. Só há direito à greve com garantia plena à  reivindicação por parte dos trabalhadores.

  Ora, se lhes é suprimido o salário, é evidente que não farão a greve, pois que os salários pagos no Brasil são tão baixos que garantem pouco mais que o  sustento diário do trabalhador.

  Há obra literária que aponta estes fatos. Émile Zola, romancista francês, em seu livro Germinal, investiga a questão da greve junto às minas de carvão na França. Conclui, após ter trabalhado como mineiro nestas mesmas minas, que o que acaba por consumir com os trabalhadores grevistas é a fome e a miséria fruto
do não-pagamento dos dias parados. Isso faz com que tenham que retornar ao  trabalho, a fim de poder pagar o pão de cada dia, sem ver suas reivindicações atendidas.

  Note-se , para evitar interpretações equivocadas , que não há confundir o fundo de greve, que serve para o sindicato adquirir material para a execução do  movimento como por exemplo tecido, bandeiras e estacas, com a desnecessidade de adimplemento dos dias parados. O fundo de greve não sustenta o trabalhador
mas sim o movimento. Sem o trabalhador não há o movimento!

  É por esta razão que o desconto dos dias parados é inconstitucional, pois  que acaba, no mundo dos fatos, com o direito fundamental à greve.


fonte:http://www.trt4.jus.br/ItemPortlet/download/2634/12.As_lagrimas_de_Zola_-_dr_rafael.pdf

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Processo no TRT 02314-2009-000-04-00-1 (DCG) -Dissídio

Processo no TRT 00863-2009-021-04-00-2 (ACC) - Dias da greve

Acompanhe o andamento no TRT4

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Mantenham contato>>>clique aqui<<<


ASSEMBLÉIA DIA 08/09>>>ESCLARECIMENTOS

Conforme Art. 51° do Estatuto do Sindicato dos metroviários existiria a possibilidade de 10% dos associados chamarem uma assembléia em 24 horas e colocarem o edital convocando uma assembléia com hora e local marcado, ou seja , uma MINORIA da categoria resolveria pela MAIORIA. Em face disto, a diretoria optou por antecipar e deixar que a MAIORIA DA CATEGORIA na assembléia do dia 08/09 ,conforme aconteceu durante as assembléias anteriores desta gestão, reuna-se novamente para demostrar sua vontade.


Em resposta ao e-mail que chamou este sindicato de "pelego".

Nosso sindicato não pode ser considerado "PELEGO", pois tem acatado o que a MAIORIA DA CATEGORIA RESOLVEU desde o início desta gestão e CONTINUARÁ ASSIM.

Esperamos que todos estejam lá para contribuir com SEU VOTO.

Sindimetro /RS

Adriane

Diretora de Finanças





>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Processo no TRT 02314-2009-000-04-00-1 (DCG) -Dissídio

Processo no TRT 00863-2009-021-04-00-2 (ACC) - Dias da greve

Acompanhe o andamento no TRT4

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Mantenham contato>>>clique aqui<<<

sábado, 29 de agosto de 2009

Matéria Vencida parte I e II

>>>>>>>>>>>>>>>clique na imagem para ampliar


Matéria vencida - parte 1 Colegas,
Tenho a convicção que esta proposta já foi analisada e rejeitada pela categoria em assembléia geral.O dissídio foi ajuizado, obtivemos 8,45% por um ano, não aceitamos a lógica de aumento por dois anos,não podemos no próximo ano ficar sem um centavo de reposição, nosso movimento de greve foi vitorioso com grande adesão da categoria pór isso não podemos retroceder.
Essa proposta é matéria vencida!!!!Mais de 300 funcionários em assembléia já disseram NÃO . São inúmeras as manifestações das estações contrárias a reapresentação desta proposta.Por isso acredito que os colegas do COREST devem fechar posição ao lado da maioria manifestando-se contrários à proposta.
UM ABRAÇO !!!
DÚGARO GARCIA
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Matéria Vencida - parte 2
Como esclareceu, no email abaixo o colega Dúgaro, gostaríamos de expor o ponto de vista dos de mais alguns representantes sindicais da SEEST (Andre-Sabrina-Sada), não falei desde email com os outros dois representantes da SEEST (Sousa-Chagas) mas creio que a opinião deles é a mesma, que é de repúdio  e de não aceitação dessa absurda reapresentação da proposta por parte da empresa, lotamos - creio eu - três vezes o refeitório e rejeitamos por maioria absoluta as três vezes, sem contar que nas propostas anteriores da empresa havia ainda o pagamento de indenização do adicional noturno, item que não consta agora na proposta da empresa, ou seja, conseguiram piorar o que já era uma porcaria.
Sabemos que a empresa tem interesses escusos com essa proposta. Apelo para lembrança dos colegas com mais tempo de casa, gostaria que eles tentassem se lembrar se alguma vez a empresa já concedeu algo de bom grato e de valia aos seus funcionários sem tirar alguma vantagem. Com certeza eles terão mais vantagem com esse acordo do que nós, senão deixariam julgar o acordo e obteriam as vantagens. E algumas das vantagens que eles terão:
RES. NR 9 NOVAMENTE NO ACORDO;
***REDUÇÃO DO ADICIONAL NOTURNO (50% PARA 20%);
ACORDO POR DOIS ANOS (com a possível perda de 2,5% no salário e nos tíquetes para 2010)
***Para nós das estações, o impacto para quem sofrer a redução vai ser ruim, mas imaginem, por exemplo, só por exemplo, um funcionário que trabalhe no turno noite (SEVIP) e ganhava adicional de 50% no fim do mês recebe R$1000,00, com a proposta da empresa eles receberam, em torno de R$800,00.Onde estão os cálculos da empresa com as vantagens para esses funcionários. ELes são colegas nossos, eu não quero assumir parte dessa culpa!
Desde o começo das negociações eles ameaçaram a categoria com o ajuizamento se nós não aceitássemos essa proposta, o que verificamos com o passar do tempo? Verificamos que era blefe e que eles não queriam e não querem o julgamento.

Passaram-se os dias, veio a ameaça de greve!!!Apostaram que era blefe!!Perderam!!!
Semearam a desunião na categoria, acharam que com isso iam nos enfraquecer e a greve perecer!Apostaram nisso!! Perderam pela segunda vez.
Queriam nos ganhar no cansaço e apostaram no desgaste, achando que aos poucos os metroviários iam se entregar!!Perderam pela terceira vez.
Apostaram no terror, nas ameaças, na intimidação (desconto dos dias e efeito em demais benefícios)!!Perderam outra vez!!!
Apostaram que não teríamos força para conseguir o que queríamos ou que conseguíssemos fazer com que o ministério publico ajuizasse o dissídio!Perderam novamente!!!


E agora eles apostam que conseguiram nos dobrar fazendo a leitura do acórdão da sua maneira!!!
VAMOS MOSTRAR QUE CONTINUAMOS UNIDOS, VAMOS MOSTRAR QUE NÃO CANSAMOS DE GANHAR DELES!!JÁ QUE HAVERÁ OUTRA ASSEMBLEA, VAMOS LOTAR O SINDICATO E NÃO VAMOS PERDER A CHANCE DE FAZER ELES PERDEREM NOVAMENTE!!!
"Solidários, seremos união. Separados uns dos outros seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos."
Andre Prado



>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Processo no TRT 02314-2009-000-04-00-1 (DCG) -Dissídio

Processo no TRT 00863-2009-021-04-00-2 (ACC) - Dias da greve

Acompanhe o andamento no TRT4

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Mantenham contato>>>clique aqui<<<

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Fábula da Ratoeira do Ratinho.

Esta fábula é fantástica! Serve para aqueles que se sentem seguros na atual crise mundial. O que é ruim para alguém é ruim para todos... 
Um rato, olhando pelo buraco na parede, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo no tipo de comida que haveria ali.
Ao descobrir que era uma ratoeira ficou aterrorizado.
Correu ao pátio da fazenda advertindo a todos:
- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa!!
A galinha disse:
- Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda.
O rato foi até o porco e disse:
- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira !
- Desculpe-me Sr. Rato, disse o porco, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser orar. Fique tranqüilo que o Sr. Será lembrado nas minhas orações.
O rato dirigiu-se à vaca. E ela lhe disse:
- O que ? Uma ratoeira ? Por acaso estou em perigo? Acho que não!
Então o rato voltou para casa abatido, para encarar a ratoeira.
Naquela noite ouviu-se um barulho, como o da ratoeira pegando sua vítima.
A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia pego.
No escuro, ela não viu que a ratoeira havia pego a cauda de uma cobra venenosa. E a cobra picou a mulher... O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital.
Ela voltou com febre.
Todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja de galinha. O fazendeiro pegou seu cutelo e foi providenciar o ingrediente principal.
Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la.
Para alimentá-los, o fazendeiro matou o porco.
A mulher não melhorou e acabou morrendo.
Muita gente veio para o funeral. O fazendeiro então sacrificou a vaca, para alimentar todo aquele povo.


Moral da História:
Na próxima vez que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema
não lhe diz respeito, lembre-se que quando há uma ratoeira na casa, toda fazenda corre risco.

O problema de um é problema de todos!


PS.: excelente fábula para ser divulgada principalmente em grupos de trabalho!

'Nós aprendemos a voar como os pássaros, a nadar como os peixes, mas ainda não aprendemos a conviver como irmãos'

colaboração :Matheus Weber


>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Processo no TRT 02314-2009-000-04-00-1 (DCG) -Dissídio

Processo no TRT 00863-2009-021-04-00-2 (ACC) - Dias da greve

Acompanhe o andamento no TRT4

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Mantenham contato>>>clique aqui<<<

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Twitter do Sindimetro!!!

Se a empresa tem Twitter ...

O Sindicato também tem.

Seguindo a reconstrução: http://twitter.com/sindimetrors
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Processo no TRT 02314-2009-000-04-00-1 (DCG) -Dissídio

Processo no TRT 00863-2009-021-04-00-2 (ACC) - Dias da greve

Acompanhe o andamento no TRT4

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Mantenham contato>>>clique aqui<<<

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Restituição do desconto dos dias de greve!!!

Pessoal!!!

Os dias descontados da greve serão restituídos no dia 06.08.2009 conforme compromisso assumido em audiência na Justiça do Trabalho. O pedido deste prazo foi solicitado pela empresa, alegando não ter tempo hábil para fazer o depósito junto com o pagamento da folha, sendo o mesmo deferido pelo juiz.

......................................................................................................................

Processo no TRT 00863-2009-021-04-00-2 (ACC) - Dias da greve


Natureza Ação civil coletiva
Classe ACC - Ação Civil Coletiva
Vara do Trabalho 21ª VARA DO TRABALHO DE PORTO ALEGRE
Nro. de Reclamantes 1
Reclamante Principal Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários e Conexas do Estado do Rio Grande do Sul - Sindimetro
Procurador Rte. Princ. 040895/RS - Ana Rita Correa Pinto Nakada
Nro. de Reclamadas 1
Reclamada Principal Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. - TRENSURB
Procurador Rda. Princ. 010616/RS - Marcelo Cabral de Azambuja
Autuado em 27/07/2009
Município Origem PORTO ALEGRE
Ata de Audiência 03/08/2009
20/08/2009
Próxima Audiência 23/09/2009 - 13:30
Sentença 28/07/2009
...............................................................................................

25/09/2009 Vara PRAZO
Prazo: 26/10/2009
24/09/2009 Vara AUDIÊNCIA MARCADA
Tipo: Prosseguimento
Data: 09/03/2010
Hora: 14:00
23/09/2009 Vara PROCESSO EM DILIGÊNCIAS
Juiz: MANUEL CID JARDON
Tipo: vistas
Sine Die: Não

21/09/2009Vara

PETIÇÃO PROTOCOLADA

Tipo: 260 DOCUMENTOS - manifestação sobre


Parte: RTE


Número: 2270

21/09/2009VaraPROCESSO DEVOLVIDO À VARA
14/09/2009VaraPROCESSO EM CARGA COM O ADVOGADO

Nome Advogado: Felipe Soares da Silva


OAB: 37E589RS


Parte: RTE


Prazo: 21/09/2009


Número: 3918


Folhas: 122


Volumes: 01

08/09/2009VaraEXPEDIDA NOTIFICAÇÃO

Modelo: Texto Livre


Destinatário: Ana Rita Correa Pinto Nakada (040895/RS)


Tipo dest.: Adv.Rte.


Data Disp. D.O.: 11/09/2009


Prazo: 5 dias

01/09/2009 Vara PROCESSO DEVOLVIDO À VARA
31/08/2009 Vara PETIÇÃO PROTOCOLADA
Tipo: 750 OUTROS - movimentação não nominada
Parte: RDA
Número: 2974
21/08/2009 Vara PROCESSO EM CARGA COM O ADVOGADO
Nome Advogado: Marcia de Martini Callegaro
OAB: 012373RS
Parte: RDA
Prazo: 31/08/2009
Número: 3587
Folhas: 117
Volumes: 01
21/08/2009 Vara PETIÇÃO PROTOCOLADA
Tipo: 650 PROCURAÇÃO/SUBS.-juntada/man./renúncia/revog (em mãos)
Parte: RTE
Número: 629
21/08/2009 Vara PRAZO
Prazo: 31/08/2009
21/08/2009 Vara AUDIÊNCIA MARCADA
Tipo: Inicial
Data: 23/09/2009
Hora: 13:30
20/08/2009 Vara ADIADO
Juiz: PATRICIA JULIANA MARCHI PEREIRA
Sine Die: Não
Prazo: 23/09/2009
13/08/2009 Vara PETIÇÃO PROTOCOLADA
Tipo: 250 DOCUMENTOS - juntada
Parte: RTE
Número: 1531
10/08/2009 Vara AGUARDANDO AUDIÊNCIA
07/08/2009 Vara PROTOCOLO
Tipo: 500 OFÍCIO - genérico
Parte: OUTROS
Número: 1271
Observação: SDI-TRT
05/08/2009 Vara PETIÇÃO PROTOCOLADA
Tipo: 090 CARTA DE PREPOSIÇÃO - juntada
Parte: RDA
Número: 1337
05/08/2009 Vara MANDADO DEVOLVIDO PELA CENTRAL DE MANDADOS
Nro. Carga OJ: 021-01025/09
04/08/2009 Vara MANDADO CONCLUÍDO
Nro. Carga OJ: 021-01025/09
Resultado: POSITIVO (sujeito à apreciação do Juízo)
Descrição: Mandado cumprido
04/08/2009 Vara MANDADO DEVOLVIDO PELO OFICIAL DE JUSTIÇA
Nro. Carga OJ: 021-01025/09
Resultado: POSITIVO (sujeito à apreciação do Juízo)
Descrição: Mandado cumprido
03/08/2009 Vara DECISÃO / DESPACHO
Despacho: Inclua-se o presente feito na pauta do dia 03/08/2009, às 13h, para tentativa de acordo. Intimem-se os procuradores que deverão cientificar seus constituintes. Em 31/07/2009. JOSE CARLOS DAL RI Juiz do Trabalho Substituto
03/08/2009 Vara PROCESSO EM DILIGÊNCIAS
Juiz: JOSE CARLOS DAL RI
Tipo: outras
Sine Die: Não
31/07/2009 Vara AUDIÊNCIA MARCADA
Tipo: Una
Data: 03/08/2009
Hora: 13:00
31/07/2009 Vara PROTOCOLO
Tipo: 750 OUTROS - movimentação não nominada
Parte: RDA
Número: 1209
Observação: REQUERIMENTO
28/07/2009 Vara PETIÇÃO PROTOCOLADA
Tipo: 250 DOCUMENTOS - juntada
Parte: RTE
Número: 1860
28/07/2009 Vara MANDADO DISTRIBUÍDO AO OFICIAL DE JUSTIÇA
Nro. Carga OJ: 021-01025/09
Data Distrib.: 28/07/2009
Nome Oficial: WALKER
28/07/2009 Vara MANDADO REMETIDO À CENTRAL DE MANDADOS
Nro. Carga OJ: 021-01025/09
28/07/2009 Vara EXPEDIDA NOTIFICAÇÃO
Modelo: Audiência inicial para advogados
Destinatário: Ana Rita Correa Pinto Nakada (040895/RS)
Tipo dest.: Adv.Rte.
Data Disp. D.O.: 31/07/2009
28/07/2009 Vara EXPEDIDO MANDADO
Modelo: Texto Livre
Destinatário: Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. - TRENSURB
Tipo dest.: Rda.
Nro. Carga OJ: 021-01025/09
Prazo: 15 dias
28/07/2009 Vara AUDIÊNCIA MARCADA
Tipo: Inicial
Data: 20/08/2009
Hora: 13:30
27/07/2009 Vara AUTOS CONCLUSOS AO JUIZ
Tipo: antecipação de tutela
27/07/2009 Vara PROCESSO DISTRIBUÍDO
Forma: aleatória

sábado, 1 de agosto de 2009

DEVANEIOS DE UM DITADOR

Este foi um ano de grandes mudanças para nós metroviários, talvez algumas mudanças tenham sido sutis, singelas e imperceptíveis, já outras foram de grande impacto e profundidade. Tudo começou em meados do ano passado com pleito para a eleição do sindicato. Em meio à duvidas e críticas sobre a gestão passada surgem duas chapas de oposição a "direção antiga". Com a vitória de uma das chapas de oposição outras preocupações começam a angustiar nossos corações, uma delas e talvez a principal, seria os laços fraternos entre alguns diretores do sindicato e a direção da empresa. Passado alguns meses da posse do novo sindicato, suas ações e atitudes, com o apoio de toda a categoria, praticamente EXTINGUIRAM nossas angústias com relação a esses laços fraternos.

 Ainda citando essas grandes mudanças, não podemos deixar de ressaltar a eleição para representante sindical, que culminou com a eleição de novos representantes, que apesar de não ter a experiência necessária para o cargo, conquistaram o apoio e a confiança da categoria, com sua vontade e empenho para tentar melhorar as condições dos metroviários.

 A combinação dessas grandes e pequenas mudanças, na categoria metroviária, fez ressurgir, como uma fenix que ressurgi das cinzas, a lembrança de uma era de feitos, glórias e conquistas alcançadas pelos metroviários, liderados por um sindicato dirigido por um senhor chamado Marco Arildo, que deixaria, segundo ele: "crescer grama nos trilhos" se as revindicações e os direitos históricos da categoria não fossem atendidos ou mantidos. Esse senhor, com o apoio de mais alguns "companheiros " levaram, à muito tempo atrás, ao céus a categoria metroviária.

"É pela promessa de tais coisas que desalmados têm subido ao poder. Mas só mistificam! Não cumprem o que prometem. Jamais o cumprirão!" Charles Chaplin 

 Como um sonho esse senhor chega ao poder da nossa estatal. Seria o prelúdio de tempos de glória para a categoria?Triste engano, o sonho transformou-se em pesadelo.

 Como uma larva que saí do casulo, surge um novo "Ser". Esse senhor, antes coberto por um casulo sindical, deixa para trás toda essa história de lutas e glorias e, agora , envolvido por uma cobertura de ganância, poder e tirania começa a criar sua ditadura - o seu "mundinho" - deixando no esquecimento os discursos sindicais e de luta dos direitos trabalhistas, substituídos por discursos políticos, de metas financeiras, contenção e redução de despesas. Não bastando o discurso, esse novo "Ser", apoiado por seus "companheiros" começaram a implatar práticas antes repúdiadas por eles como, por exemplo, tercerização de setores, demissões imotivadas, retaliações e retirada de direitos históricos, tentando fortalecer sua ditadura e impor sua política neoliberal, antes tão combatida pelo casulo sindical.

 Nesse mês, os funcionários da empresa, sentiram mais uma vez na pele os mandos e desmandos desse ditador, que sem aceitar negociar os dias de greve, autorizou os descontos dizendo que "mataria no peito". Não podendo negociar os descontos, os SINDIMETRO conseguiu obter uma liminar impedindo os descontos até o julgamento do mérito. Não contentando-se em tentar cassar a liminar ou "matar no peito" esse problema, como forma ferir o sindicato e por consequencia sangrar toda a categoria, este "Ser" e sua "companherada" de maneira tiranica e diabólica revogou a LIBERAÇÃO DOS DIRETORES DO SINDIMETRO, QUE TERÃO QUE VOLTAR A TRABALHAR NOS SEUS SETORES, LIMITANDO SUAS DISPENSAS APENAS AO NÚMERO DE HORAS DESCRITO NO ACORDO COLETIVO. Isso tudo para tentar desarticular o sindicato e seus diretores, que agora terão que dirigir o sindicato nas horas de folga e não em tempo integral.
 
 Isso é um sinal, sinal que estamos apertando suas fraquezas que estamos no caminho certo. Devemos continuar unidos em pró dos nossos direitos e não abaixar a cabeça.

 "Os ditadores liberam-se, porém escravizam o povo. Lutemos agora para libertar o mundo, abater as fronteiras nacionais, dar fim à ganância, ao ódio e à prepotência. Lutemos por um mundo de razão, um mundo em que a ciência e o progresso conduzam à aventura de todos nós. Soldados, em nome da democracia, unamo-nos!"

 
 METROVIÁRIOS, EM NOME DOS NOSSOS DIREITOS, DAS NOSSAS CONQUITAS, DA NOSSA HISTÓRIA, UNAMO-NOS!!


ANDRÉ PRADO

DISCURSOS FAMOSOS III




 
O Grande Ditador Autor: Charles Chaplin
Sinto muito, mas não pretendo ser um imperador. Não é esse o meu ofício. Não pretendo governar ou conquistar quem quer que seja. Gostaria de ajudar a todos, se possível: judeus, o gentio... negros... brancos.

Todos nós desejamos ajudar uns aos outros. Os seres humanos são assim. Desejamos viver para a felicidade do próximo, não para o seu infortúnio. Por que temos de odiar e desprezar uns aos outros? Neste mundo há espaço para todos. A terra, que é boa e rica, pode prover todas as nossas necessidades.

O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém desviamo-nos dele. A cobiça envenenou a alma dos homens... levantou no mundo as muralhas do ódio... e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e os morticínios. Criamos a época da produção veloz, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz em grande escala, tem provocado a escassez. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que máquinas, precisamos de humanidade; mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura! Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo estará perdido.

A aviação e o rádio aproximaram-nos muito mais. A própria natureza dessa aproximação é um apelo eloqüente à bondade do homem... um apelo à fraternidade universal... à união de todos nós. Neste mesmo instante, a minha voz chega a milhões de pessoas pelo mundo a fora... Milhões de desesperados, homens, mulheres, criancinhas vítimas de um sistema que oprime seres humanos e encarcera inocentes. Aos que me podem ouvir, eu digo: “Não desespereis!” A desgraça que tem caído sobre nós não é mais do que o produto da cobiça em agonia... da amargura de homens que temem o avanço do progresso humano. Os homens que odeiam desaparecerão, os ditadores sucumbirão e o poder que do povo arrebataram há de retornar ao povo. E assim, mesmo que morram homens, a liberdade nunca perecerá.

Soldados! Não vos entregueis a esses homens violentos... que vos desprezam... que vos escravizam... que arregimentam as vossas vidas... que ditam os vossos atos, as vossas idéias e os vossos sentimentos! Que vos fazem marchar ao mesmo passo, que vos submetem a uma alimentação racionada, que vos tratam como um gado humano e que vos utilizam como carne para canhão! Não sois máquinas.

Homens é o que sois! E com o amor da humanidade em vossa alma! Não odieis! Só odeiam os que não se fazem amar... os que não se fazem amar e os desumanos.

Soldados! Não batalheis pela escravidão! Lutai pela liberdade! No décimo sétimo capítulo de São Lucas está escrito que o Reino de Deus está dentro do homem - não de um só homem ou de um grupo de homens, mas de todos os homens! Está em vós! Vós, o povo, tendes o poder - o poder de criar máquinas... o poder de criar felicidade! Vós, o povo, tendes o poder de tornar esta vida livre e bela... de fazê-la uma aventura maravilhosa! Portanto - em nome da democracia -, usemos esse poder, unamo-nos todos nós! Lutemos por um mundo novo... um mundo bom, que a todos assegure o ensejo de trabalho, que dê futuro à mocidade e segurança à velhice.

É pela promessa de tais coisas que desalmados têm subido ao poder. Mas só mistificam! Não cumprem o que prometem. Jamais o cumprirão! Os ditadores liberam-se, porém escravizam o povo. Lutemos agora para libertar o mundo, abater as fronteiras nacionais, dar fim à ganância, ao ódio e à prepotência. Lutemos por um mundo de razão, um mundo em que a ciência e o progresso conduzam à aventura de todos nós. Soldados, em nome da democracia, unamo-nos!

Hannah, estás me ouvindo?! Onde te encontres, levanta os olhos! Vês, Hannah?! O sol vai rompendo as nuvens, que se dispersam! Estamos saindo da treva para a luz! Vamos entrando num mundo novo, um mundo melhor, em que os homens estarão acima da cobiça, do ódio e da violência. Ergue os olhos, Hannah! A alma do homem ganhou asas e, afinal, começa a voar. Voa para o arco-íris, para a luz da esperança. Ergue os olhos, Hannah! Ergue os olhos!